Essa Palavra sempre tocou meu coração profundamente.
Num mundo onde estamos acostumados com recompensas, JESUS nos ensinou a GRAÇA!
Pesquisando sobre essa maravilhosa Palavra, dada em Efesios 2:8-9, encontrei este estudo, o qual entendi ser suficiente.
A GRAÇA DE DEUS E O PERDÃO -
Pr. Ageo Silva
"... mas onde abundou o pecado superabundou a Graça!" (Rm. 5:20)
A Graça de Deus enche o coração do ser humano do amor de Deus, inunda de amor para perdoar pecados, alivia a alma e a consciência do pecador do sentimento de culpa, e garante a vida eterna no porvir. Isto tudo é parte das riquezas incomensuráveis da Graça de Deus.
A aceitação da GRAÇA DE DEUS pelo homem elimina o sentimento da necessidade de boas-obras para a salvação: é de graça! Jesus já fez a maior das boas obras por nós no Calvário: morreu pelos nossos pecados! Foi sacrifício substitutivo, redentor.
A Graça de Deus envolve o pecador de tanto amor, de tanta ternura, que ele não consegue se desvencilhar da Graça e do amor de Deus: "De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: "Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí." (Jr. 31:3).
Mas, O QUE É A GRAÇA DE DEUS? A Graça é o favor constante e sempre pronto de Deus, imerecido pelo homem pecador. Graça é a nova e última revelação de Deus: "Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a Graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo." (Jo.1:17). Graça é a disposição de Deus em contemplar o homem com bênçãos, não por motivo de alguma bondade nele, mas por motivo de Seu Amor e da Obra redentora de Cristo na Cruz: "Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela Graça sois salvos, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." (Ef. 2:4). Graça é uma oferta livre e espontânea, à disposição do homem. A Graça é Dom (dádiva) de Deus ao homem: "Porque pela Graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus!". (Ef. 2:8).
E QUAL É A BASE DA GRAÇA DE DEUS? Se a Graça é o favor de Deus imerecido pelo homem, qual a Graça dos homens em relação a Deus? Nenhuma! A base da Graça de Deus é o Seu amor incondicional: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo. 3:16). A base da Graça de Deus está também no Sangue de Cristo que satisfez a Justiça divina: "Visto que a Justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O Justo viverá por Fé!". (Rm.1:17).
E QUEM TEM O DIREITO DE RECEBER A GRAÇA DE DEUS? Tem o direito em receber a Graça de Deus todo homem pecador que reconheça o valor deste favor divino. Tem direito à Graça de Deus quem já perdeu as esperanças de se justificar por meio das obras: "Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Ef. 2:8 e 9). Tem direito à Graça de Deus quem compreendeu, aceitou e recebeu o amor de Deus revelado em Cristo: "Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés, a Graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo." (Jo.1:17).
Tem direito à Graça de Deus quem confia no valor expiatório do Sangue de Cristo: "Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder (direito) de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que crêem em Seu Nome (Jesus)." (Jo. 1:12)
Louvamos a Deus pela manifestação de Sua Graça, pelos benefícios que ela traz ao homem pecador arrependido: Salvação, que ensina a viver piedosamente, ensina a esperar a manifestação da glória de Deus, e remir-nos de toda a iniquidade.
Querido irmão, querida irmã: eu e você somos frutos da Graça de Deus. Se não fora a Graça de Deus em nossa vida, já teríamos sido consumidos. Mas a Graça de Deus nos tem sustentado até aqui. A Ele toda a Glória e todo o louvor.
(
http://evangelica.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=485&sg=0&form_search=&pg=1&id=3321)