domingo, 13 de julho de 2008

POR QUAL O CAMINHO SEGUIR?


Uma das maravilhas que me foram reveladas recentemente através da palavra de DEUS é o Salmo 1.
TOCOU O MEU CORAÇÃO

Simples e pequeno, revela a divisão do caminho! Mostra o momento na estrada onde temos que, mais ainda, escolher o caminho a tomar, relembrar os já tomados e, por que não, voltar a escolher o caminho correto.

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Este versículo é muitíssimo interessante. Ele nos remete a expressão (que não é bíblica) do "diga-me com quem andas que te direi quem és", que muito embora não esteja expressa na bíblia é uma das verdades que DEUS nos mostra. Devemos procurar estar cerbados de boas pessoas, de boas práticas, de bons conceitos e bem longe de zombarias, pois isso nos mantém afastados de maus caminhos.

Jo 14:1-14 - Disse-lhe Jesus:

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Antes mesmo de que pensemos no que fazer, DEUS nos dá a direção. Diz que sua palavra é prazerosa e que tal prazer deve estar na mente durante todo o tempo.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.


Nada mais belo o formoso que uma frondosa árvore à beira de um rio. Tenho certeza que é o lugar onde muitos de nós deseja estar, pois nos remete a um lugar tranquilo, de paz, de descanso e de prazer. DEUS reforça o prazer de suas palavras, de sua lei. Diz mais, diz que assim produziremos muitos frutos no tempo certo e tudo o que fizermos, baseados e fundamentados na palavra de DEUS. Quando DEUS diz que "as suas folhas não cairão" refer-se que na palavra do SENHOR não envelheceremos, seremos sempre jovens, teremos sempre ânimo para fazer acontecer tudo o de melhor. DEUS é MARAVILHOSO e essa é mais uma de suas maravilhosas promessas.

4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Mas para aqueles que ainda não estão convencidos ELE adverte que serão levados e espalhados pelo vendo. Outros textos bíblicos descrevem "moinha" como "palha seca", o que entendo fazer mais sentido em comparação às folhas do versículo anterior. Uma folha seca é sinônimo de perecimento, envelhecimento, exatamente o contrário do sentido dado às "folhas que não cairão".

Não é necessário qualquer esforço para entender o que DEUS quer nos dizer, pois as folhas secas o vento espalha e, assim, se perdem, se destroem, se queimam, desintegram, deixam de existir, deixam de produzir pois já estão mortas.

Sejamos VIVOS!

5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Mais interessante é o reforço que DEUS dá ao versículo anterior através deste. As "folhas secas" não permanecerão existindo, e também não estaão presentes entre aqueles que escolheram o caminho de DEUS, que é caminho do amor, do bem, da prosperidade e de tudo o mais que ELE nos disse.

6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Por fim DEUS, na sua maravilha, faz a conclusão sobre a clara separação dos caminhos, sentenciando, como JUIZ, que conhecerá (aceitará) a causa dos justos mas condena o caminho daquele "que anda segundo o conselho dos ímpios, se detém no caminho dos pecadores, se assenta na roda dos escarnecedores".


QUAL O CAMINHO QUE VOCÊ QUER SEGUIR?

“Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. … A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. … Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.” Provérbios 4:14-22

Nenhum comentário:

 
Copyright 2008 A Pintura de DEUS by Luciano Stringheti Silva de Almeida e Vanessa Volochyn Stringheti. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Blogger Showcase