segunda-feira, 17 de março de 2008

DIZER A VERDADE - 1 Coríntios 14:20-25


DIZER A VERDADE!

Muito profunda a revelação trazida pelo texto bíblico selecionado. Muitos dirão que tem relação, apenas, com a Igreja. Será? Entendo que não! Até para fundamentar esta minha posição eu utilizo do próprio texo quando diz "não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia", ou seja, entenda o texto não só pelo que está escrito mas somente o entenda se não for com intenções maliciosas, ou seja, revestida dos sentimentos comuns nos adultos (interesse, cobiça, política, etc).

O texto me revelou o entendimento de que toda manifestação feita por pessoas estranhas (qual não conhecemos ou não desejamos nos aproximar ou que se aproximem) de forma a dizer a verdade ou nos mostrar o correto sempre causará, àqueles que não querem ouvir as verdades (indoutos e infiéis), repúdio e afastamento, pois a palavra incomoda.

Assim foi com o Senhor que, mesmo antes de manifestar-se reconheceu que não seria ouvido.

É certo que a verdade quando falada in natura sempre gera desconforto, principalmente à quem é direcionada, especialmente aos que nela não acreditam. A mesma verdade in natura, quando é dita aos que nela acreditam não significam um incômodo, um sinal, mas sim o reforço e, por que não, uma previsão daquilo que está por vir.

Mas o Senhor adverte, em outras palavras, que se todos disserem a verdade in natura ao mesmo tempo, aqueles que a receberem e ainda não estiverem preparados (indoutos e infiéis), não acreditatão. Além disso aqueles que disserem as verdades serão taxados como "loucos".

O Senhor continua ensinando quando, em outras palavras, diz que a verdade falada de maneira e de forma como gostam de ouvir os que não a conhecem ou aos que nela não acreditam (indoutos e infiéis), aí sim eles a ouvirão.

A conclusão que tiro desta revelação, aplicada ao cotidiano, é que devemos dizer a verdade, mas que ela deve ser dita aos poucos e sempre na forma como melhor seria melhor ouvida e assimilada pelo receptor.

Que devemos tomar cuidado com as verdades que falamos às pessoas pois podemos ser considerados loucos pelo que dizemos, mesmo que tenhamos razão e que a verdade seja incontestável.

Devemos tomar cuidado, inclusive, para não chamarmos mais a atenção para nós do que para o que falamos e de quem vem a palavra.
Sabemos que essas palavras bíblicas de Paulo são verdades, mas como é difícil praticá-las! Grande desafio, pricipalmente o de controlar as emoções ao dizer a verdade aos demais!

Numa abordagem mais descontraída, talvez estejamos diante de uma das primeiras manifestações sobre o direito autoral e pirataria.

Sobre a inter pretação bíblica do texto, também entendo que Paulo escreveu com o objetivo de levar ordem a uma igreja que se encontrava em meio à confusão. Os coríntios estavam abusando de seus dons e estavam chamando a atenção mais sobre si mesmos que sobre Cristo.

Que quanto a religião, JESUS foi o envidado de DEUS para falar à todos os homens com a verdade, falando de forma a atingir o coração de todos nós.


1 Coríntios 14:20-25


20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei, muito bonito, e a verdade vos libertará. João 8:32
Vanessa

 
Copyright 2008 A Pintura de DEUS by Luciano Stringheti Silva de Almeida e Vanessa Volochyn Stringheti. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Blogger Showcase