segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A MAJESTADE DO PROFESSOR NO SERMÃO DA MONTANHA


A Majestade do Professor no Sermão da Montanha



Por: John Piper
From: www.desiringgod.org

Um dos primeiros livros que li no seminário foi The Riddle of the New Testament by Edwyn Hoskyns and Noel Davey (O Enigma do Novo Testamento - de Edwyn Hoskyns e Noel Davey). O enigma foi esse: "Sua pessoa foi essencial, por exemplo, para a ética do Cristianismo?"

Eu estava preparando para descobrir novamente e novamente no Novo Testamento que, justamente quando você pensa em Jesus com quem foi um professor judeu revolucionário do amor, você será estapeado com a realidade dessa ultrajante alegação sobre Ele próprio.

Palavras Que Despertam


A antiga visão liberal que Jesus ensinou a paternidade de DEUS, a irmandade (fraternidade) do homem, e a ética do amor,  foram destruídos repetidas vezes nas rochas da persistente auto exaltação de Jesus. Isto é o que levou C. S. Lewis dizer:

Eu estou tentando aqui prevenir qualquer pessoa a dizer verdadeiras besteiras que aquele povo frequentemente diz sobre ele: Eu estou pronto para aceitar Jesus como um grande professor moral, mas eu não aceito ele proclamar ser Deus. Esta é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse apenas um homem e disse toda sorte de coisas Jesus disse que não seria um grande professor moral. Ele deveria ser um lunático - no nível de um homem que diz ser um ovo cozido - ou então ele deveria ser o Diabo do Inferno. (Mere Christianity) - (Cristianismo Puro e Simpes - C. S. Lewys).


Eu estava atingido novamente recentemente como verdadeiramente isso é verdade no Sermão do Monte. Este é a mais famosa coleção de ensinamentos éticos que Jesus ensinou. Aqui é onde os antigos liberais encontraram a paternidade de Deus, a fraternidade do homem, e a ética do amor.

"Abençoados são os pacificadores..." (Mateus 5:9)

"O que desejar que os façam a você, faça também a eles..." (Mateus 7:12)

"Não julgue, para não ser julgado..." (Mateus 7:1)

"Ame seus inimigos..." (Mateus 5:44)

But just when you thought Jesus was a good Moses-like, Confucius-like, Mao-like, Mahatma-like teacher of the way, suddenly, right there in the Sermon on the Mount, the imperial “I” or “me” or “my” smacks you awake.

Mas quando você pensa que jesus foi um deus do tipo Moisés, Confúcio, Mao, Mahatma, ensinando o caminho, repentinamente, exatamente aqui no Sermão da Montanha, o imperativo "EU" ou "MEU" o faz acordar.
Ninguém que diz para mim, "Senhor, Senhor," entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu. Naquele dia alguns irão dizer para mim "Senhor, Senhor, não profetizamos em seu nome, e expulsamos demônios em seu nome, e muitos poderosos trabalhos em seu nome?" E depois eu declararei para eles "Eu nunca conheci vocês, afastem-se de mim, trabalhadores da ilegalidade (Mateus 7:21-23).

Reivindicações Surpreendente

As coisas são surpreendentes aqui.
  1. Jesus aceita o título "Senhor, Senhor" sempre em sua vida. O problema não é o povo chama-lo de Senhor, mas que isto não significa o suficiente para mudá-los.
  2. Sempre pensa "a vontade do Pai" será o critério da aceitação do ultimo julgamento, Jesus próprio estará lá para que o povo veja e apele para "Senhor, Senhor, não profetizamos em seu nome?"

  3. Não somente Jesus estará lá, ele será aquele que processará todos os julgamentos julgamentos e decidirá quem entrará no céu. "Eu declaro para eles, "Eu nunca conheci vocês, afastem-se de mim, seus trabalhadores da ilegalidade""

Em outras palavras, este professor do Sermão da Montanha é o Juiz do universo.


Ou novamente no primeiro capitulo do Sermão (Matheus 5:17), Jesus nos choca com suas reivindicações. Nós pensamos que ele indo dizer "Não pense que Eu vim para abolir a Lei ou os Profetas; Eu não vim para aboli-los, mas para confirmá-los." Isto não é o que ele diz. Ele diz, "Ei não vim para aboli-los mas para cumpri-los.  

Jesus não foi apenas outro membro na longa linha de sábios homens e profetas. Ele estava no fim da linha. Em sua própria pessoa e trabalho, a lei e os profetas foram cumpridos. E é por isso, seis vezes em Mateus , Jesus incrivelmente confrontou as Escrituras e tradição com sua suprema autoridade e  palavras, "Mas Eu digo para você" (Mateus 5:22, 28, 32, 34, 39, 44).

A Verdade Inseparável


Finalmente, justamente quando as Beatitudes soaram como palavras de humildade, guia de sabedoria espiritual, Jesus nos disse que somos abençoados por sermos injuriados por Sua conta.


Não de Deus. Ele. "Abençoados é você quando outros injuriarem você e lhe perseguirem e proferirem todo tipo de coisas do mal contra você falsamente por minha causa."


E o que mais, ele disse que nós podemos regozijar naquele dia, porque nós estamos na mesma categoria com os profetas que foram perseguidos por causa de Deus.


O Enigma do Novo Testamento tem uma questão. Como a pessoa de Jesus se relaciona com os ensinamentos de Jesus ?

A divina majestade da pessoa é tecida inseparavelmente em todas as camadas da história e do ensino. Não há um retrato de Jesus como um meramente humano professor de ética no Novo Testamento. Há apenas a glória do Senhor. O cumpridor da história.

O Juiz do universo.

Fonte:
http://www.desiringgod.org/blog/posts/the-majesty-of-the-teacher-in-the-sermon-on-the-mount 

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