quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TIAGO - ESTUDOS - VERSÍCULOS 1-3


Continuando com estudo do Livro de Tiago, observei que sua importância é irônica. Pensei: como um pequeno livro, de apenas 5 (cinco) capítulos, pode ser tão rico e importante?Pois é isso que o livro de Tiago também é.

Sua importância já pode ser observada pela época em que foi escrito. Segundo os pesquisadores, entre eles Russell P. Shedd, foi escrito entre os anos 45-47 depois de cristo, pelo meio irmão de cristo.

Devido também a isso o livro traz, entre muitas outras coisas, as riquezas da proximidade de Jesus em palavras simples e diretas, como que uma cartilha extremamente objetiva sobre a vida que os seguidores de Cristo Jesus deveriam ter.

O tema do livro é "a pura religião para os cristãos".

O livro começa (versículo 1) com a saudação, visto que trata-se de uma carta, onde o remetente (Tiago) dirige seus escritos aos destinatários (doze tribos que andam dispersas), finalizando com um voto, o de "saúde".

Por ter sido escrita às "doze tribos que andam dispersas", entendemos, também, que o destinatário original e literal pode ser estendido para o presente tempo, havendo sido escrita para os cristãos de hoje.

Importante adicionar que conforme o dito em João 7.5 - "Porque nem mesmo seus irmãos criam nele." - Tiago não acreditava em Jesus como o enviado de Deus (Messias esperado pelos Judeus até hoje), nem mesmo como Filho de Deus. Há entendimentos que determinam que Tiago tenha reconhecido tais verdades apenas depois da ressurreição, quando encontraram com Jesus vivo depois de morto no calvário. 

"O poder de transformar incrédulos em crentes convictos foi usado pelo Espírito Santo para transformar corações como daqueles que o rejeitaram, mesmo diante dos milagres estupendos que Jesus operara.
 (Russel P. Shedd e Edimilson Bizerra - Uma exposição de Tiago, a sabedoria de Deus)

Na sequencia do livro, ainda em seu início, temos:

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tiago 1:2-3



 Nessa comunicação Tiago determina que devemos ter gozo, mas no sentido de "grande alegria". Intrigante sua manifestação, pois ele primeiro motiva para depois dizer o motivo de sua motivação que, no caso, é a certeza de "cair em tentação".

Significa dizer, também, que Tiago já prevê que seus irmãos em Cristo Jesus cairiam em tentações. E não seriam poucas, seriam "várias". Significa que "cair em tentação" é motivo de grande alegria. Pode até parecer irônico, pois somos incentivados a resistir as tentações. Evidentemente que devemos estar vigilantes e resistir às armadilhas do mal, mas Tiago intenciona dizer que quanto mais provados, quanto mais passamos por provações, mais oportunidades temos para resisti-las e, continuando firmes, fortalecer a fé em nosso único e suficiente Salvador.

Portanto, em tão pouco temos tanto. As poucas e iniciais palavras de Tiago já representam um grande desafio a qualquer ser humano. Como cristãos devemos estar livres dos sentimentos de culpa que nos atacam por termos caído em tentação. Devemos vencer a culpa com alegria, certos de que a provação trabalha a paciência, esta que promove a perfeição.

Se, permanecendo firmes na fé em Jesus Cristo e seus ensinamentos e propostas, cairmos em tentação, alegremo-nos grandemente, pois isso criará em nós a paciência necessária para perseguimos a perfeição.

Com bênçãos de Deus!


Nenhum comentário:

 
Copyright 2008 A Pintura de DEUS by Luciano Stringheti Silva de Almeida e Vanessa Volochyn Stringheti. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Blogger Showcase