segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TIAGO - ESTUDOS - VERSÍCULOS 4 -5

Em continuidade aos estudos sobre o livro de Tiago, passaremos a avaliar, sempre com a ajuda do Espírito Santo, do versículo 4 em diante, que diz:

Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 
(Tiago 1:4)



Este versículo deve ser observado em concordância com o anterior, pois especifica como deve ser a paciência. A paciência deve ser completa, não apenas aplicada a algumas provações, mas em todas, pois somente desta forma o resultado final será satisfatório, qual seja o de provar e fortalecer a fé e a vitória sobre as adversidades.

Continua dizendo, no mesmo versículo, que o resultado de uma paciência completa faz de nós perfeitos e completos. Ora, o que se deve buscar é a perfeição da fé, como forma de viver, vencer o mundo e adentrar ao Reino de Deus. Sendo perfeita a obediência à paciência o resultado é a construção do caminho para que sejamos perfeitos também. Sendo perfeitos, através da paciência, estaremos completos do que precisamos para cumprir os objetivos e, principalmente, viver em paz.

Mas para sermos perfeitos e completos não podemos faltar em coisa alguma, pois não seríamos perfeitos e completos.

Evidente que precisamos de coisas a mais para o exercício da paciência.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 
(Tiago 1:5)




Precisamos, sempre, de sabedoria para viver. Isto é básico. Mas a sabedoria que devemos adquirir não é aquela que procede apenas do homem, mas principalmente aquela que nos é dada por Deus. e não há ninguém melhor para nos dar sabedoria que Deus, pois Ele é o Todo Poderoso, Soberano Criador, conhecedor de todas as coisas.

Assim, para receber a sabedoria de Deus temos que pedir, pedir ao próprio Deus. Tiago nos incentiva a pedir a sabedoria de Deus, assim como inúmeros outros escritores bíblicos, desde o Gênesis até o Apocalipse. Um dos grandes desejos de Deus para nossas vidas é que tenhamos a humildade de reconhecer que somos carecedores da verdadeira sabedoria que somente pode ser concedida por Ele. Tiago, como que experimentado, informa, ainda, que Deus fornece sua sabedoria a todos, ou seja, a qualquer pessoa, e ainda de forma totalmente liberal.

A destruição da humanidade está também baseada na autovalorização humana em detrimento da valorização do Deus Criador. Isso deve ser entendido pelo fato de que o homem vive, obstinadamente, procurando formas e fórmulas de se tornar senhor de sua própria espécie, deus dos seus semelhantes, determinando as regras diversas da natureza, da vida, dos relacionamentos, e de tantos outros setores.

Salomão, que pediu e recebeu de Deus a sabedoria, já havia advertido:

“Confie no Senhor de todo o seu coração, não se estribe (não dependa) do seu próprio entendimento.”  
 (Pv 3:5)

O entendimento do homem é falho e não são necessários argumentos para provar esse fato. Ainda assim o homem procura depender de seu próprio entendimento. Está fadado ao fracasso, pois Deus disse:

“ Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os meus caminhos não são os seus, diz o Senhor.” 
(Is 55:8)

Por essas coisas, e muitas outras, que Tiago, detentor de Sabedoria de Deus, escritor de uma das mais importantes cartas do novo testamento, nos assegura que devemos buscar a Sabedoria através de Deus, por oração (forma de pedir), e o nosso Pai nos dará.

Tiago diz, inclusive,  "que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto" (Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC). As outras versões dizem:

"e nada lhes impropera" (Almeida Revista e Atualizada - ARA)
"de boa vontade" (Nova Versão Internacional - NVI)
"com grande alegria" (Bíblia king James - BKJ)
"É com muita alegria que Ele os ajudará" (A Mensagem - Linguagem contemporânea)
"e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos" (Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH)
com simplicidade e sem recriminação

Tiago 1:5

 Não resta dúvidas, portanto, que Deus nos dará a Sabedoria pedida, nunca como forma de nos prejudicar, mas sempre com boa vontade, com grande alegria, para nos ajudar, pois nosso Deus é generoso e é bondoso em suas dádivas com todos!



Nenhum comentário:

 
Copyright 2008 A Pintura de DEUS by Luciano Stringheti Silva de Almeida e Vanessa Volochyn Stringheti. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Blogger Showcase